terça-feira, 16 de julho de 2013

O que é Tecnologia?

Tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam à resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.

Tecnologias Primitivas ou Clássicas: Descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras.

Tecnologias Medievais: Invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima.
                                                     
A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas.

Os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado positivo, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhor nível de vida ao Homem. Como fatores negativos, surgem questões sociais preocupantes como o desemprego, devido à substituição do Homem pela máquina ou a poluição ambiental que exige um contínuo e rigoroso controle.

Histórico da Evolução da Tecnologia

1291-Na Itália surge os primeiros espelhos.


1643-O cientista italiano Evangelista Torricelli inventa o barômetro para medir a pressão atmosférica.

1800-O físico italiano Alessandro Volta cria a bateria elétrica.

1839-O artista e pesquisador francês Louis-Jacques-Mandé Daguerre tira a primeira fotografia, com sua maquina chamada daguerreótipo

1876-O americano Alexandre Graham Bell inventa o telefone, possibilitando a comunicação a longas distancias.

1879-O americano Thomas Alva Edison inventa a lâmpada elétrica.

1901-É criado o radio pelo italiano Guglielmo Marconi.

1903-Os irmãos Wright pilotam o primeiro avião.

1945-Os EUA detonam no deserto do novo México a primeira bomba atômica.

1947-A televisão começa a chegar nos lares de pessoas de todo o mundo.

1961-Lançada a Vostok,a primeira nave espacial tripulado por ser humano a sair da atmosfera terrestre.

O Papel da Tecnologia na Sociedade

Com a evolução tecnológica ocorrida a partir do final da Segunda Guerra Mundial, a humanidade adentrou “A Era do Conhecimento”, onde a informação representa o bem mais valioso para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país. Com isso a telecomunicação assumiu o papel na sociedade, sendo capaz de conectar o mundo em grande rede e disponibilizar toda informação imaginável para quem quiser e puder acessá-la.


Elementos como o analfabetismo, deficiências sensoriais e motoras e até mesmo a idade de uma pessoa são agravantes dessa situação por causa do avanço da tecnologia, inserindo boa parte da população em um verdadeiro ciclo vicioso. Sem informação, é praticamente impossível o acesso à educação e saúde, o que reduz a qualidade de vida do indivíduo. Conseqüentemente, seu desenvolvimento social e financeiro será também prejudicado, dificultando-lhe ainda mais o acesso à informação.


No Brasil, o crescimento considerável no campo das telecomunicações foi observado com cautela. Em números relativos, está muito além do patamar esperado para um país de tamanhas proporções e importância.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O papel do homem na sociedade

   Ao longo da história da humanidade o homem esteve em uma posição de poder, em Atenas na Grécia Antiga, somente homens podiam participar da vida política. O homem ocupava cargos superiores e era uma autoridade na sociedade.

    Atualmente o homem ocupa uma posição igualitária. No mercado de trabalho atual o homem compete com a mulher. A posição do homem na sociedade mudou, hoje em dia faz atividades que eram exclusivas das mulheres, como cuidar da casa, ser pai solteiro... Essas mudanças ocorreram, pois as mulheres lutaram e lutam por seus direitos, pela igualdade entre os sexos.
    O homem atual tem que estar pronto para a competitividade e ser versátil em um meio cada vez mais exigente onde vence o mais preparado. A evolução do homem e da mulher mudou a estrutura da sociedade, fazendo com que cada um/ambos exerçam papéis iguais.